quarta-feira, 12 de março de 2014

APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DO PAULISTA PROJETO DE LEI Nº 029/2014, DE AUTORIA DO VEREADOR NILDO SOLDADO - PSB/PE, QUE OBRIGA A IMPLANTAÇÃO, EM SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS DO PAULISTA/PE, DE "PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE GARRAFAS PET".


Desde que as garrafas PET (polietileno tereftalato) foram introduzidas no Brasil, há cerca de 20 anos, nenhuma daquelas que foram descartadas no meio ambiente se decompôs, alerta o professor Sabetai Calderoni, diretor presidente do Instituto Brasil Ambiente.
Preocupado com esta situação o Vereador NILDO SOLDADO - PSB/PE, apresentou na Câmara Municipal do Paulista nesta terça-feira (11/03/2014), PROJETO DE LEI nº 029/2014, que instituí a obrigatoriedade de implantação de "PONTO PARA ENTREGA VOLUNTÁRIA DE GARRAFAS PET" em Hipermercados e Supermercados no Município do Paulista/PE, o Projeto foi APROVADO POR UNANIMIDADE.
O ponto para entrega voluntária das garrafas Pet deve ser permanente, estar disposto em lugar acessível aos cidadãos, devidamente identificado de acordo com o enquadramento do resíduo pelas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAM. As garrafas pet recebidas através de entrega voluntária deverão ser acondicionadas adequadamente e armazenadas de forma segregada, obedecidas às normas ambientais e de saúde pública pertinentes. O volume recebido de garrafas pet deve ser destinado á órgãos públicos, ONGs, cooperativas, associações e outras instituições que dêem o tratamento de reutilização e reciclagem apropriado, ou serem devolvidos aos seus fabricantes, fornecedores ou importadores.
Sobre o assunto o Vereador NILDO SOLDADO - PSB/PE, fez o seguinte comentário: As garrafas que não seguem para reciclagem muitas vezes não vão para aterros sanitários - locais que também não são os ideais, uma vez que elas ocupam muito espaço: terminam em lixões, nas ruas, terrenos baldios, praias e rios, entre outros. Durante as chuvas, as PETs são causadoras do entupimento de bueiros, provocando enchentes e danos graves à população. "Infelizmente nem sempre há o escoamento devido para as garrafas de PET pós-consumo", esperamos que com medida as garrafas PETs deixem de causar um impacto tão negativo em nosso Meio Ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário