sexta-feira, 4 de abril de 2014

PROJETO DE LEI, DE AUTORIA DO VEREADOR NILDO SOLDADO, CRIA A SEMANA DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE MÉDULA ÓSSEA.

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, é feita uma consulta aos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Se for encontrado um doador compatível, ele então será convidado a fazer exames complementares para realizar a doação. Infelizmente é muito difícil encontrar um doador compatível com o receptor. A chance é, em média, de UMA EM CEM MIL! Por isso, são feitas campanhas para que as pessoas dispostas a doar se cadastrem nos hemocentros. Quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura.
 
Quem pode doar:
 
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde e sem antecedentes de câncer poderá doar medula óssea;
Diabéticos podem doar;
Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
Pessoas que têm pressão alta podem doar;
Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite ‘A’ que a pessoa tenha tido anteriormente;
Não há peso mínimo;
Pessoas que têm tatuagem podem doar. 

O Projeto de Lei de nº 043/2014, que foi APROVADO na Câmara de vereadores na última terça-feira (01/04) e que tem como autor o Vereador NILDO SOLDADO, determina que a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea, deverá ser realizada na primeira semana de setembro de cada ano. Durante esta semana, serão promovidos atos que visem à divulgação da importância da doação de medula óssea, bem como o esclarecimento ao público sobre o procedimento para inscrição no Registro de Doadores e como ocorre o transplante. 
A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela programação da Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea, podendo utilizar-se de todos os meios necessários para que a divulgação atinja o maior número de pessoas possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário